Cursos Comportamentais
Apresentação
Não existem dúvidas de que o gerenciamento adequado é imprescindível para que uma instituição consiga alcançar os seus objetivos.
A influência das pessoas nas organizações vai além do resultado na produtividade, agindo também em todos os seus aspectos, inclusive no que diz respeito a fatores relacionados à qualidade de vida e segurança no trabalho, que impactam na tomada de atitudes e decisões adequadas para reduzir e prevenir riscos de acidentes de trabalho.
Acreditamos que desenvolvimento humano sustentável passa, necessariamente, pela ampliação das capacidades, oportunidades, potencialidades criativas e pelos direitos de escolhas individuais; propiciando que a riqueza produzida por uma nação seja apropriada equitativamente por cada um de seus membros; através da participação ativa dos indivíduos e das comunidades na definição do processo de desenvolvimento do qual são, ao mesmo tempo, sujeitos e beneficiários.
A instituição que deseja se perpetuar e fidelizar clientes, precisam de executivos, gerentes e líderes competentes e capazes de gerenciar não só máquinas, dinheiro e processos, mas principalmente capazes de liderar pessoas, que por sua própria natureza, diferem entre si. A máxima vigente hoje é que em pessoas não se manda, conduz-se a enfrentar desafios e atingir objetivos.
Este é o GRANDE DESAFIO que só será vencido por pessoas preparadas para gerenciar bem as equipes que fazem parte do universo organizacional. Para isso a Bessa Consultores desenvolveu os Cursos Comportamentais.
Público Alvo
Profissionais de qualquer área que tenham sob sua responsabilidade, ou que almejem ter, o gerenciamento de pessoas, tais como supervisores, encarregados, chefes, gerentes, coordenadores. Alguns cursos podem ser customizados para equipes in company.
Carga Horária: 16 Horas
Metodologia:
Por tratar-se de um público adulto, e frente a uma proposta de revisão das metodologias educacionais tradicionais, o Projeto adotará novos recursos da andragogia para trabalhar com uma metodologia vivencial e participativa. Esta vertente construtivista utilizará as experiências de vida de cada participante, com a utilização de jogos motivacionais, jogos de negócio e jogos cooperativos, por meio de dinâmicas grupais. Acreditamos que desta forma iremos atingir o público alvo na sua essência, pois estaremos valorizando as experiências do cotidiano pessoal.
OS CURSOS:
Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
Conteúdo Programático:
– Cenário atual do mercado de trabalho: tendências, opções e oportunidades.
– Motivação, Comprometimento, Responsabilidade, Profissionalismo, atributos essências ao gestor.
– Disciplina, Autogestão, Qualidade pessoal, Autoestima, Ética profissional, preparando-se para gerenciar.
– Grupo: regras e sistema de consequências da convivência em grupo.
– O papel do Gestor do Gestor “Jurássico” ao Gestor atual com ênfase na Habilidade Humana.
– Crenças e Valores: vigentes X almejados.
BEST GAME – Introdução a Gestão de um Pequeno Negócio
Conteúdo Programático:
Módulo 1
– Ciclo comercial básico
– Importância do planejamento
– Gestão equilibrada do uso do capital
– Desafios de um empreendedor iniciante
– Oportunidades de mercado
– Importância de controles gerenciais
Módulo 2
– Importância da avaliação da dinâmica da oferta e procura
– Definição das estratégias de produção e vendas
Módulo 3
– Fluxo de Caixa
– Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos
– Formação de preço
– Ponto de equilíbrio
Módulo 4
– Melhoria na gestão do negócio
– Os 5 P’s (marketing)
– Trabalhando para mercados consumidores diferentes
Formação de Líderes
Conteúdo Programático:
– Crenças e Valores que diferenciam o chefe do administrador e do líder
– Estilos de Liderança
– Aspectos fundamentais no papel do líder
– Relacionamento interpessoal
– Percepção
– Comunicação
– Conflitos
– Motivação
– Trabalho em equipe
Desenvolvimento de Equipes
Conteúdo Programático:
– Relacionamento interpessoal, diferenças individuais e empatia
– O que é grupo e o que é equipe
– Comunicação
– Conflitos
– Trabalho em equipe, união e cooperação
– Comprometimento com a empresa
– Resistência a mudanças
Técnicas de Negociação
Conteúdo Programático:
- Conceito e etapas do processo de negociação;
- Fontes de poder e estilos de negociadores;
- Resultados de uma negociação;
- Estratégias de negociação;
- Habilidades comportamentais no processo de negociação.
- Estudos de Caso